Seguidores

Cada um dá o que tem e pode dar - Por António de Pina Tavares

Cada um tem o seu nível de pensamento que depende da sua evolução moral. Assim, cada indivíduo tem a sua maneira de reagir perante os fatos com comportamentos diferentes. É como se cada um de nós visse o Mundo à sua maneira.

Em consequência disso, cada indivíduo está talhado para reagir conforme o seu nível e força de pensamento, e dar o seu contributo para o seu aprimoramento moral através do desempenho das suas tarefas diárias. Assim, cada um dá conforme pode, porque está preparado para o fim determinado que tenha a dar. E todos juntos, no processo de aprendizagem, compreensão, tolerância, interajuda e solidariedade, faremos do nosso mundo uma Escola cada vez melhor.

É este o significado geral da vida, porque estamos neste mundo para aprender. Cada um dá o que sabe e pode, e juntos trabalhamos para o aperfeiçoamento coletivo e o progresso geral da humanidade, sendo que o progresso é conquistado só quando todos o beneficiam.

Vale a pena, então, ter sempre o homem como o centro do mundo e fazer tudo, mas tudo, para que ele seja sempre reconhecido, valorizado e ajudado, e nunca culpabilizado pelas suas eventuais falhas que são incidentes de percurso e, por isso, passíveis de correção, melhor ainda, com o nosso concurso.

Assim, não podemos exigir a uma pessoa que dê mais do que pode, porque não pode. Podemos isso sim, compreendê-la através dos seus pensamentos e comportamentos, e ajudá-la a aperfeiçoar o seu trabalho, colocando-a no lugar apropriado e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades para a melhor rentabilizar as suas funções e modo de pensar, oferecendo-lhe um clima de confiança e de segurança no trabalho e na Sociedade. Para isso, o processo do entendimento do funcionamento do pensamento é importante, tendo em conta que ele representa, em última análise, a síntese da evolução moral de cada um.

Cada um dá o que tem e pode dar
Por António de Pina Tavares

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo
 Na esfera espiritual não há pais nem filhos
 A missão de cada um ... é evoluir...
 O Super Homem
 Convite à humanidade

Vale a pena visitar