Seguidores

Saber Pensar - Por Luiz de Mattos

O pensamento se cultiva, se aprimora e se fortalece pelo poder consciente da vontade. Pensamentos fortes são claros, firmes e bem definidos. Com maior facilidade se concretiza um ideal quando se sabe pensar firmemente e se põe em ação uma vontade repleta de energia.

Saber concentrar-se em determinado assunto, dando asas à imaginação com o propósito e o empenho de estudá-lo bem, de descobrir todas as suas nuanças, toda a multiplicidade de aspectos, todas as diferentes formas de interpretação, constitui exercício de excepcional importância para se chegar ao domínio absoluto do objeto desse estudo.

Em todos os casos, porém, o estudioso precisa exercer severo controle sobre si mesmo, para não colocar na apreciação dos fatos em exame as suas simpatias, os interesses egoísticos, ou mesmo a influência da presunção e do convencimento de que se ache possuído, pois a falta desse controle contribui, invariavelmente, para uma visão deformada das coisas, e acaba por levá-lo a conclusões falsas.

Para ser construtivo, progressista, realizador e útil ao Todo, o pensamento precisa ser límpido, cristalino e livre dos desvios espirituais ocasionados pelo viver sem método, pela egolatria e pela pressuposta infalibilidade das opiniões que conduzem ao fanatismo das ideias fixas.

É comum ouvir-se dizer que a união faz a força. Nada mais exato, tanto no sentido espiritual quanto no material. A influência do meio é da maior importância para o bem-estar da pessoa.

Vários indivíduos de má índole e inferior educação, ligados uns aos outros e a terceiros por pensamentos afins, produzem vibrações muito mais perniciosas do que as emitidas apenas por um deles.

Por esse exemplo, vê-se que toda pessoa deve saber preparar-se mentalmente, sempre que tiver de penetrar em qualquer mau ambiente. Esse preparo consiste no pensamento vibrado com sabedoria, elevação, consciência e confiança em si mesma.

Pela atração das Forças Superiores, cujo poder é infinito, o pensamento emitido por pessoa mentalmente sã e esclarecida cresce em vigor, na medida das necessidades do momento, amplia-se, expande-se e supera qualquer corrente de pensamentos inferiores.

Saber Pensar
Por Luiz de Mattos

Poderá gostar de conhecer:

Vale a pena visitar