Seguidores

A espiritualidade na civilização terrena – Por Gilnei Castro Müller

O nível de espiritualidade com a atual heterogeneidade de procedimentos encontrados na civilização terrena, conhecida como “era cristã” no mundo ocidental, demonstra com clareza o verdadeiro mosaico de religiões e religiosidades que imperam entre as pessoas que convivem nas mais diversas camadas da sociedade humana.

O nível de espiritualidade com a atual heterogeneidade de procedimentos encontrados na civilização terrena, conhecida como “era cristã” no mundo ocidental, demonstra com clareza o verdadeiro mosaico de religiões e religiosidades que imperam entre as pessoas que convivem nas mais diversas camadas da sociedade humana. O nível de espiritualidade irá influir na maneira de pensar, nos atos e ações postos em prática pelos seres humanos. Essa heterogeneidade do nível de espiritualidade das pessoas, em parte, ainda se faz necessária para que possa ocorrer o intercâmbio de conhecimentos a nível familiar, profissional e social e em consequência, seja alcançado o aperfeiçoamento dos atributos espirituais, isto é, seja alcançada a evolução espiritual dos Espíritos que ainda precisam reencarnar em um corpo físico. Por sua vez os que sabem menos irão aprender com os exemplos dos que sabem um pouco mais.

Embora algumas religiões das que se dizem cristãs e “redentoras” da humanidade tenham contribuído muito mais para a guerra (guerras santas e religiosas) do que para a paz entre os seres humanos, que tenham dizimadas culturas milenares em nome de um “deus guerreiro e vingativo”, infelizmente ainda continuam em atitudes constrangedoras, até chegar a oportunidade em que todas as pessoas possam despertar e se conhecer como força espiritual e ao mesmo tempo se convencer da nulidade dos perdões divinos, que não existem indivíduos privilegiados, nem deus es para salvar ou condenar quem quer que seja, e que todos estão sujeitos as mesmas leis   naturais,   incluindo nestas   as   sábias  Leis   Espirituais  como   a   da   evolução   e outras, que resulta no constante aperfeiçoamento de tudo que existe no Universo, abrangendo   do   ser   material   ao   espiritual,   das dimensões   físicas   às   imateriais (etéreas ou etéricas e fluídicas).

O médico pediatra (BERNARDI, 1995, p.163) destaca a seguinte afirmação: 

Conforme procuramos demonstrar, a concepção evolucionista, longe de contrariar uma Lei Coordenadora do Universo, considera não haver seres privilegiados, ou criados já superiores a outros. A distância entre minerais, vegetais e animais é simplesmente consequência do maior ou menos caminho percorrido na estrada evolutiva dos seres. O progresso se faz onipresente em todos os níveis da vida, oportunizando a todos um único destino, a evolução infinita." 

Ainda  conforme   (BERNARDI,  1995, p.164) a essência espiritual dos seres, encerrando pela sua origem na Lei Cósmica Universal, toda a latência da perfeição é o fator determinante ou impulsionador da evolução. A transformação progressiva dos corpos e dos espíritos é concomitante e interdependente. Sobre a evolução espiritual dos Espíritos que se encontram encarnados em um corpo humano aqui na Terra (PIRES, Herculano, 2005, p.13) refere-se que:

O homem evolui espiritualmente na medida em que, amalgamado na experiência cósmica, é levado por essa experiência incontrolável por curas e pastores.”

Quanto aos castigos por parte de Deus (PIRES, Herculano, 2005, p.14) afirma que:

Não é Deus que nos castiga, mas nós mesmos que nos asfixiamos em nossa incapacidade de compreender, amar e perdoar.”

Isto quer dizer que, o Deus verdadeiro e justo, a Inteligência Universal, todo bondade e amor, não estão a castigar ou apertar o dedo na moleira dos seus “filhos” que trabalham dignamente, respeitam o seu semelhante e estão envolvidos na busca de maior evolução espiritual para seus Espíritos e daqueles com os quais convivem constantemente. Somente o esclarecimento das pessoas quanto à sua essência espiritual, poderá conduzi-las ao caminho largo e claro da espiritualidade, sabendo que a sua verdadeira “redenção” depende de seus procedimentos corretos e humanitários e não de nenhuma crença religiosa ou suposta misericórdia de um Deus.

Esse esclarecimento espiritual será o único meio capaz de conduzir os atuais integrantes da humanidade para uma convivência fraterna e harmoniosa, realmente como irmãos que são todos em essência espiritual. O atual mosaico de crenças religiosas com suas pretensões de salvadores de almas e todas as contradições teológicas somente tem contribuído para acirrar os ânimos e colocar uns contra os outros com desfechos sangrentos como ocorreu desde que surgiram as primeiras religiões de credos divergentes, culminando com as mais perversas e desumanas guerras religiosas mesmo em pleno transcurso da atual era cristã.

A convivência em harmonia e paz espiritual de todos os seres humanos somente poderá se concretizar quando os atributos elevados forem desenvolvidos e conscientizados no íntimo de suas almas, desde os mais altos governantes ou mandatários até o mais humilde trabalhador braçal.

A deficiência ou até ausência de alguns desses atributos espirituais essenciais fazem com que alguns Espíritos encarnados possam agir com tanta perversidade e maldade contra seus semelhantes. Mesmo que algumas instituições religiosas ou filosóficas afirmem que o mundo estaria melhorando, mas não é o que se observa nos noticiários diários e nas estatísticas da escalada da violência urbana nas médias e grandes cidades, e ultimamente até nas vilas e pequenas cidades alastrando-se para o campo e as áreas rurais.

Estes indivíduos que agem com perversidade, de forma bruta e animalesca, precisam conscientizar-se da existência das Leis Espirituais, e saberem da nulidade dos perdões divinos, e principalmente que as suas más ações contra os outros seres humanos, são débitos negativos acumulados para serem resgatados no futuro através da luta íntima e do sofrimento físico e moral muitas vezes.

O despertar da humanidade para a importância dos atributos elevados da espiritualidade, em especial a inteligência e o uso correto da força de vontade aliada ao pensamento positivo, é certo que ocorrerá, possivelmente precisará um tempo relativamente longo e alguns terão que passar por intensos sofrimentos morais até que percebam que a vida “bem vivida” não se resume somente em se “dar bem” e usar a inteligência e a sabedoria para tirar vantagens entre os demais.
A vida bem vivida e com aproveitamento para todos os indivíduos envolvidos em uma mesma coletividade precisa passar por um convívio fraterno e humanizado entre os integrantes dessa comunidade como um todo.

Quanto à continuidade do processo de evolução espiritual dos seres humanos no ambiente terreno, através das vidas sucessivas (reencarnações), como vem ocorrendo a alguns milênios desde que os primeiros indivíduos se conheceram como “força espiritual”, será possível quando as pessoas perceberem a importância da vida espiritual na busca do aperfeiçoamento dos atributos da espiritualidade.

E ao mesmo tempo possa haver um equilíbrio entre os valores materiais e espirituais, pois ao contrário, se tiver continuidade apenas a situação atual pela busca das riquezas e dos bens materiais, com grande parte dos recursos voltados para o desenvolvimento das indústrias com fins bélicos para a destruição em massa, e ainda a maldade e perversidade de alguns, aliada ao sentimento de vingança de outros tantos, a humanidade caminha para destruição do seu próprio ambiente de sobrevivência (habitat) e em consequência para sua completa autodestruição.

A espiritualidade na civilização terrena
Por Gilnei Castro Müller


CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Visite nossa Filial Santa Maria - RS 
a entrada é franca e todos são bem-vindos!
Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 615
Vila Tereza - Camobi - Santa Maria

Poderá gostar de conhecer:

Vale a pena visitar