Seguidores

Uma Teoria Espiritual da Mente – Por Caruso Samel

Assim como a mente, a memória é o resultado de um processo construtivo incrivelmente complexo a ela associado, contendo impressões padronizadas ou não de todas as vivências do espírito, não devendo ser confundida com a memória cerebral (memória consciente ou transiente), que tem um papel secundário aplicável tão somente à encarnação presente do espírito e repassada continuamente às estruturas cerebrais.

As memórias de todas as encarnações estão no corpo fluídico ou períspirito, que bloqueia as memórias de vivências passadas (memória inconsciente ou acumulada). No cérebro, as memórias dispersas se organizam a partir de um padrão de células distribuídas em todo o cérebro na forma de uma rede de conexões, sendo realmente formadas por um grupo de microssistemas em que cada um tem um papel diferente no armazenamento e na lembrança dessas memórias.

O processamento normal das informações envolve todos esses sistemas e microssistemas diferentes, os quais trabalham perfeitamente em conjunto para fornecer pensamentos coesos, bem como, sentimentos e emoções percebidas e sentidas pelo espírito, que é a fonte originária de todos os atributos inerentes ao próprio espírito.

Verifica-se, assim, que a consciência humana (do ser encarnado) é produto do inconsciente que lhe repassa tão somente as memórias da atual encarnação. No corpo fluídico não há necessidade de bipartir a consciência em memória consciente e inconsciente, a não ser enquanto o espírito estiver encarnado, pois ao espírito em seu mundo de origem nada se lhe escapa.

Tão importante quanto tudo o que foi dito acima são os atributos espirituais, os verdadeiros ingredientes que constituem a essência do espírito, o seu núcleo de força vibratória, o verdadeiro “eu” espiritual, que confere personalidade ou pessoalidade ao “eu” pessoal ou ego. Os atributos espirituais, que dão potencialidade ao espírito, são numerosíssimos, destacando-se entre eles os principais, que são: a inteligência, o raciocínio, a vontade, a consciência de si mesmo, domínio próprio, equilíbrio mental, lógica, percepção, sensibilidade, capacidade de concepção e caráter. Além desses atributos, gostaríamos de enfatizar que o núcleo energético do espírito é o seu poder vibratório que funciona em consonância com uma frequência própria e definida que caracteriza o seu poder de determinação e revela o seu grau de evolução em harmonia com o seu mundo de origem, que vibra no mesmo diapasão.

Outro aspecto importante quanto aos atributos é que eles não são fixos ou estáticos. Ao contrário, eles variam sempre numa escala crescente de valores, de acordo com a lei da evolução espiritual, aprimorando-se de encarnação em encarnação em mundos-escolas, como a Terra, e, finalmente até mesmo, em mundos superiores, num processo incessante e ininterrupto de crescimento espiritual, sempre ascendente.

Interessante notar que este mesmo modelo de mente se aplica, também, à mediunidade. Neste caso, um espírito desencarnado, seja ele quedado no Astral Inferior ou integrante da Plêiade do Astral Superior, assume, por entrelaçamento de fluidos, a posição do próprio espírito encarnado durante a manifestação, preferencialmente num estado de consciência plena ou de semiconsciência do médium. É dessa forma que as intuições se processam mentalmente.

Mais ainda, o nosso modelo se aplica perfeitamente aos reflexos de pensamentos e sentimentos, isto é, encaixa-se muito bem no processo telepático, em que um espírito encarnado transmite seus pensamentos e sentimentos para outra pessoa, nas reuniões públicas do Racionalismo Cristão, de alguém presente na assistência ou mesmo distante do recinto para o médium à mesa dos trabalhos.

Todo esse processo mental, que sempre se origina do espírito cria em volta do corpo físico, principalmente em torno da cabeça, um campo energético que faz vibrar as partículas do corpo fluídico formando a aura das pessoas, em formas e cores as mais variadas, conforme os pensamentos e sentimentos que a pessoa esteja emitindo no momento. É este fenômeno que pode ser observado pelos médiuns videntes

Uma Teoria Espiritual da Mente – Por Caruso Samel

Fonte: Livro Virtudes Eternas, págs. 94-100

Vale a pena visitar