Devagar e sempre, a pessoa inteligente encontra a si própria, desdobrando-se, porque o espírito encarnado é força que atrai força, sendo então irradiado para o cumprimento do dever. Mas, para que isso ocorra, é preciso haver honestidade a toda prova, ter um viver limpo e sadio, compreensão, tolerância e renúncia.
Nada se deve levar a fio da espada. É necessário ter calma. É preciso raciocinar muito e saber viver com os semelhantes, para não haver perturbações nem sofrimentos que possam alterar a boa marcha da vida.
São ensinamentos que o Racionalismo Cristão oferece a humanidade, através de seus livros publicados.
Quando a humanidade for esclarecida e pensar com elevação espiritual, reconhecendo que certos fenômenos são naturais, comuns e imutáveis, outro será o viver da humanidade, porque desaparecerão o orgulho, a prepotência, o ódio e a vingança, que são ensinamentos ferozes, que têm levado o sofrimento á Terra.
Por isso, deixem de lado o que há de pior na vida e cuidem do esclarecimento da humanidade. Procurem conhecer-se como Força e Matéria e educar cada vez mais o pensamento para que ele esteja sempre firme no cumprimento do dever, criando produzindo e espalhando sabedoria por toda a parte. Eis o valor do Racionalismo Cristão.
Devagar e sempre
Por Luiz de Mattos