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Estranha, ousada e
paradoxal parecerá essa proposição àqueles que não conhecem a doutrina espírita
e ignoram as origens da ciência hipocrática.
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A crítica, porém,
armada de fino escalpelo, rasga esses véus; e, se ela o não puder fazer, a
Razão, analisando os fatos, procurando analogias, superando-lhes o valor, cria
focos de luz que iluminam as trevas, espancam as brumas.
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Os serventuários
desses templos, seus sacerdotes, eram chamados Asclepíades, do nome de
Esculápio — Asklepios, em grego — e assim também eram denominados os templos,
onde os doentes iam pedir remédios para os seus males; e também, quando
curados, vinham depor, em testemunho de gratidão, a descrição dos seus
sofrimentos e a indicação dos remédios com que se curavam.
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Entre outros
lugares, a ilha de Cós, pátria de Hipócrates, possuía um desses templos. Foi
aí, muito naturalmente, que o Pai da Medicina encontrou os materiais com que
seu grande espírito construiu os alicerces da ciência médica.
Não só em Cós, mas
em Epidauro, Siracusa, Pérgamo, Esmirna e Atenas, mas também em Delfos,
certamente, onde havia o mais célebre dos templos, cujo ofício divino — divinum
est opus sedare dolorem — (é divino o trabalho de atenuar a dor) era a cura das
moléstias, foi Hipócrates buscar as primeiras noções da divina Arte de curar.
Se, em Cós e nas
outras cidades onde havia Asclepions, templos de Esculápio, eram sacerdotes que
oficiavam, discípulos ou descendentes de Esculápio, assim não era em Delfos; e
isto é importante sob o nosso ponto de vista, é argumento chave de abóbada; em
Delfos, cujo templo era dedicado a Apolo, o oficiante era uma Pitonisa.
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Essa era a convicção
dos sacerdotes e do povo, que acreditavam ser um espírito divino que lhes
falava por intermédio daquela mulher.
Assim pois, a
Medicina, como arte de curar, tem a sua origem nas revelações dos Espíritos.
— o — — o — — o — — o — — o —
Afirmei e
demonstrei que a Medicina, como arte de curar, se deve à comunicação dos
Espíritos; e o fiz baseando-me na História.
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Assim: a dor, o
sofrimento, a moléstia. — ninguém o contestará, ninguém intentará sequer pô-lo
em dúvida — são contingências da vida inerentes à criatura; é consequência
inevitável, quase necessária da luta do vivente com a Natureza; do organismo
com o ambiente ou meio em que surge e se desenvolve.
A dor material ou
moral, um sofrimento qualquer é, desgraçadamente, uma necessidade da vida, sem
isso não haveria progresso, pois que este produto da atividade pela liberdade
tem sua origem na necessidade, que significa falta; falta que representa um
sofrimento; sofrimento que traduz a dor.
A existência da
primeira família humana foi, de certo, a mais precária que se possa imaginar.
Seres fracos,
ignorantes, desprovidos de tudo, sujeitos às intempéries e às mil vicissitudes
da vida: a dor, o sofrimento, a moléstia, foram, sem dúvida, seus companheiros
desde os primeiros anos.
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A observação do que
ainda se dá em nossos dias, dos fatos que ocorrem por toda parte,
quotidianamente, responde a essas interrogações.
Quando sentimos uma
dor, levamos a mão ao sítio doloroso, instintiva, automaticamente, ou para
afastar a causa ou para alívio.
É por essa razão,
indubitavelmente, que a Mitologia dá ao pai ou mestre de Esculápio o nome de
Chyron; nome derivado do vocabulário grego, que significa mão.
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Ainda mais: quem se
sente ferido, aquele a quem a dor punge, esse grita por socorro, mesmo
achando-se só e num deserto; pede, implora auxílio: auxílio que só pode vir da
sabedoria e do poder infinito, que é Deus, por intermédio dos executores de sua
vontade que são os espíritos.
Deus, inteligência
suprema, alma do Universo, só age indiretamente, posto que esteja presente em
toda parte.
Assim como o
espírito humano está no corpo todo, que é feitura sua, e só age por intermédio
dos nervos; assim também pode-se afirmar, por analogia, que Deus, inteligência
suprema, alma do Universo, que é a feitura sua, só age indiretamente.
E pois, quer
apelando para o auxílio divino direto, instintivamente, o que quer dizer por
intuição ou sugestão, porque o instinto é faculdade intelectiva do espírito;
quer recorrendo a um intermediário, o homem primitivo só achou recursos para
debelar os seus males na intervenção direta ou indireta dos espíritos.
E, portanto, a
Medicina, como arte de curar, é filha legítima do Espiritismo.
A origem da Medicina
Por Dr. Antônio Pinheiro Guedes
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